Árvore cai e destrói muro de casa na Zona Norte de SP durante temporal desta quarta

 

Uma árvore caiu e atingiu uma casa na região de Perus, na Zona Norte de São Paulo, durante a forte chuva que atingiu a cidade nesta quarta-feira (11).


O acidente ocorreu na Rua Antônio de Pádua Dias, por volta das 17h. Equipes da subprefeitura atuavam no local na manhã desta quinta-feira (11).


O muro ficou bastante destruído, mas evitou que o carro, que estava estacionado na garagem, fosse atingido.


O morador do imóvel disse que já tinha acionado a Prefeitura solicitando a poda da árvore por receio de desastre natural.


Segundo levantamento da administração municipal, até último sábado (06), as chamadas chuvas de verão já tinham provocado mais de 770 quedas de árvores na cidade de São Paulo em 2021.


Na região, o transbordamento de um córrego fez com que carros ficassem "pendurados" em grades ao tentar escapar da enchente.



CPTM alagada

O temporal causou alagamentos em várias regiões da capital paulista e da Grande SP na tarde nesta quarta-feira (10).


A Zona Norte da cidade e os municípios de Caieiras e Franco da Rocha foram as áreas mais afetadas pelos temporais, que geraram transbordamento de córregos e enchentes em ruas e comércios.


Segundo informações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por conta da chuva parte da Linha 7-Rubi ficou alagada, interrompendo a circulação de trens entre as estações Pirituba, em em SP, e Caieiras, na região metropolitana.


Uma das estações mais afetadas foi a de Perus, na Zona Norte da capital, onde a enchente invadiu os trilhos e paralisou o fluxo de trens, deixando trabalhadores ilhados dentro da estação (veja vídeo abaixo).


A água da chuva na Linha 7-Rubi baixou por volta das 19h30 e a circulação dos trens foi restabelecida com maior tempo de parada entre as estações Brás e Jundiaí.


Chuva alaga estação Perus da CPTM, na Zona Norte de SP, nesta quarta-feira

Chuva alaga estação Perus da CPTM, na Zona Norte de SP, nesta quarta-feira


Vento forte e granizo

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, foram registradas nesta quarta rajadas de vento de até 53km por hora em Perus, na Zona Norte.


Na rodovia dos Bandeirantes, chegando em São Paulo, na altura de Cajamar, houve chuva de granizo durante a tarde, assim como na região do Jaraguá, na Zona Norte da capital.


De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, áreas de instabilidade vindas dos municípios de Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã, provocaram as chuvas em forma de pancadas isoladas desta quarta (10).


As próximas horas, segundo o órgão, seguem com condição para chuvas isoladas de até forte intensidade, com potencial para rajadas de vento e alagamentos.


Nesta quinta-feira (11), o sol aparece e a temperatura apresenta elevação. Entre o meio da tarde e o início da noite, o calor e a entrada da brisa marítima geram áreas de instabilidade que causam chuva em forma de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, diz o órgão. A temperatura mínima registrada na quinta será de 18°C e a máxima de 28°C.


Na sexta-feira (12), a previsão também é de muitas nuvens e poucas aberturas de sol no período da manhã. Entre a tarde e a noite, áreas de baixa pressão nos níveis médios e altos da atmosfera geram instabilidades que provocam chuva generalizada com moderada a forte intensidade.


Há potencial para formação de alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos de pequenos rios e córregos, segundo o CGE. Os termômetros oscilam entre 19°C na madrugada e 28°C no início da tarde de sexta.


Comments